Seja bem vindo ao blog da San Sandrinha!

Mil e uma idéias... é o que eu gosto, penso e sinto...
e também algo que me intriga... tudo tem espaço por aqui...

Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Ano novo chinês

A maioria das pessoas pensam em viajar, outras em desfilar na sua escola favorita e outras simplesmente ficam em casa para colocar a vida em ordem... Bom seja qual for a opção escolhida, é bom tirar algum tempo para refletir sobre as mudanças que queremos para a vida.
Coindentemente nesta sexta feira teve inicio um novo no calendário chinês. Isso mesmo, um novo ano, e este é o ano do Tigre.

"O Ano Novo é o feriado mais importante do país, são 15 dias em que os chineses resgatam suas origens, tradições e simbolismo. É um período de arrumação da casa, unir a família e preparação para o ano que se inicia.
Geralmente é realizado um grande banquete em casa ou em restaurantes. Nesses jantares é comum ter grandes variedades de pratos e principalmente ter peixe na mesa, para simbolizar fartura o ano todo.
É nesse período que alguns chineses voltam de outras cidades para visitam os parentes e amigos, levando presentes e os tradicionais envelopes vermelhos contendo dinheiro, na qual os distribuem para ser generoso com os outros e a sorte ser generosa com eles.
O momento mais esperado da comemoração são as queimas dos fogos para atrair sorte e afastar coisas negativas.
Mas não é apenas na China que essa data é importante. Os chineses comemoram no mundo inteiro.
Nos Estados Unidos a comemoração do Ano Novo Chinês acontece desde 1953, porém adaptado à cultura americana, festejando a noite ou aos finais de semana. O festival é comemorado com jantares em restaurantes chineses, fogos de artifícios, a dança do leão de loja em loja desejando-lhes sorte e o desfile de americanos e chineses no Festival das Lanternas.
Em Londres é comemorado diversos eventos da cultura chinesa. O principal é o Ano Novo Chinês, que é organizado pela Associação Chinesa Chinatown de Londres. A celebração ocorre no centro de Londres, em Trafalgar Square com pratos típicos, barracas com artesanatos e culturas chinesas, ruas decoradas e a tradicional dança do Leão.
É no Canadá que encontramos as maiores Chinatowns do mundo. Elas estão localizadas em Vancouver, Montreal, Toronto entre outras cidades. Com uma grande população chinesa, a comemoração do Ano Novo Chinês é aguardada com ansiedade. E quando chega a festa, é realizada com grande tradição, desfiles pelas ruas, performances e comida típica.
No Brasil a comemoração ainda é recente. Em São Paulo ocorreu a 4ª festa no bairro da liberdade, onde os restaurantes, lojas e mercearias se enfeitaram para a grande festa, que atrai turistas de todo o Brasil. O evento explora expressões artísticas e culturais fazendo apresentações no palco como desfile de roupas, kung Fu, pinturas e músicas. Próximo ao palco tem ainda barracas com a diferenciada gastronomia chinesa e artesanatos."
http://www.anonovochines.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid=56

É isso aí, devemos repensar nossas vidas e fazermos cada vez melhor tudo que fazemos a nós e ao próximo.
bjs

Nenhum comentário:

Postar um comentário